Como criar formulários no Google Docs

A cada dia novas ferramentas são incorporadas na internet para facilitar nosso cotidiano. Editar fotos e vídeos, conhecer pessoas e enviar mensagens instantaneas são procedimentos simples se sabemos que recursos usar.

Este post vai falar um pouco sobre o recurso de Formulário do Google Docs.

Duas amigas queridas, Liane e Ana Virginia, ambas professoras e multiplicadoras do NTE de Estrela no Rio Grande do Sul, pediram uma dica para resolver um problema: Com muita frequencia precisam solicitar dados para as Escolas Estaduais que estão ligadas ao NTE Estrela. Normalmente encaminham e-mails com uma planilha excel anexa que deve ser preenchida pela escola e depois enviada novamente ao NTE. Considerando que são muitas escolas que irão encaminhar as planilhas e que muitas vezes os arquivos retornam com a configuração da planilha alterada ou com erros de preenchimento, o trabalho de unificar os arquivos se torna cansativo e com grande chance de possuir informações incorretas. Qual seria a solução?

Uma solução bem simples e rápida é utilizar o recurso de Formulário do Google Docs.

Observe como é simples:

1°) Você precisa ter uma conta google (pode ser aquela que você usa para acessar o orkut ou o gmail), e acessar o endereço: http://docs.google.com/ ;

2°)Agora que você já está dentro do Google Docs é preciso criar um novo documento. Selecione formulário conforme imagem abaixo;

3°) Depois de clicar em formulário você será levado a uma nova página onde deverá inserir as perguntas que deseja fazer.
4°) Repare que no final da página de edição do formulário existe um link. Este é o link que deverá ser enviado para que as pessoas possam responder o questionário.
5°)Você deve estar curioso para saber para onde vai todas as informações? Quando você fechar esta janela e voltar para a página inicial do Google Docs você verá uma lista com todos os documentos que criou.
6°) Clique sobre o nome do formulário que você criou e você terá uma planilha com os dados que as pessoas preencheram.
OBS: Achei um site com um tutorial muito completo e interessante sobre como criar formulários no google docs. Clique aqui.
Espero que essa dica seja útil!

Comentários

  1. Boa noit

    Uso o serviço do google Docs, e gostei muito do seu post.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá esse tutoral e bem explicadinho...mais nao to conseguindo acessar direito eu clico nos icones e nao vai....ja coloquei imagens e tudo mais nao to conseguindo criar o formulario!

    Espero que me ajude!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Participe deste blog! Deixe seu comentário, sugestão, elogio ou critica! Ficarei muito feliz em receber seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da decoração da sala de aula

Como fazer atividade com massinha de modelar e números

Três atividades com espaguete e massa de modelar - Educação Infantil e Ensino Fundamental