A importância da decoração da sala de aula

Olá pessoal,

Preparar a sala de aula para o início do ano letivo é uma das muitas tarefas dos professores e professoras. Os cartazes, painéis, almofadas e outros elementos não devem ser apenas decorativos. Cada detalhe em uma sala de aula pode expressar estratégias pedagógicas que foram selecionadas considerando o perfil dos estudantes, o currículo escolar, os eventos comemorativos que ocorrerão durante o ano e até mesmo uma temática escolhida para desenvolver durante todo o próximo semestre.

Dentro da temática decoração, na educação infantil, quero destacar a possibilidade de incluir estratégias para que as crianças expressem seus sentimentos. A BNCC destaca a expressão do sujeito como um direito de aprendizagem e desenvolvimento.
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens (BNCC Educação Infantil).
Mas como podemos através de elementos decorativos favorecer a expressão dos sentimentos e emoções? Hoje eu compartilho com vocês as plaquinhas de boas-vindas como um estratégia simples e muito afetiva para iniciar a aula com a sua turminha.

Receba novidades e alertas sobre novos conteúdos e cursos em seu e-mail. Clique aqui e preencha o cadastro para receber por e-mail os materiais.

Elas podem ser colocadas na porta da sala de aula e ao entrar cada criança escolhe uma forma de cumprimentar o professor ou professora. Outra variação desta atividade é que a cada dia uma criança seja a responsável por receber os outros colegas e receber os cumprimentos.


Você pode fazer o download gratuito das plaquinhas em PDF e recortar cada círculo. Não é necessário usar todos os modelos de uma única vez, você pode escolher aqueles que forem mais adequados para a sua turma e até mesmo variar durante o ano.

MATERIAL PARA DOWNLOAD

Você pode ver outras ideias de decoração para se inspirar na minha pasta no Pinterest. Se você ainda não usa este aplicativo, conheça mais sobre ele clicando aqui.


CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS

CRÉDITOS
Imagens usadas nas placas de boas-vindas 
Flaticon


Abraços e até o próximo post.
Marjorie Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer atividade com massinha de modelar e números

Três atividades com espaguete e massa de modelar - Educação Infantil e Ensino Fundamental