E se a tua aula fosse inspirada no show do Coldplay?

 


Olá, pessoal!

Vocês sabem o que é preciso para tornar uma aula ao vivo inesquecível? Não se trata apenas de transmitir conteúdo e responder dúvidas, mas de criar uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa para os alunos.

E quem melhor do que o Coldplay para nos inspirar nessa missão?

Sim, você leu certo. O Coldplay, a banda britânica de rock alternativo que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo com suas músicas emocionantes e seus shows espetaculares.

A banda, fundada em 1996 por Chris Martin e Jonny Buckland, está em turnê pelo Brasil desde o dia 10 de março e já fez seis shows no estádio do Morumbi, em São Paulo. Eles ainda vão se apresentar em Curitiba nos dias 21 e 22 de março e no Rio de Janeiro nos dias 25, 26 e 28 de março.

Se você teve a oportunidade de assistir a algum desses shows ou ao show que eles fizeram no Rock in Rio em setembro do ano passado, sabe do que eu estou falando. O Coldplay sabe como engajar seu público com uma combinação perfeita de música, luzes, cores e interação.

Um dos destaques dos shows é a pulseira que eles entregam na entrada dos participantes. A pulseira é equipada com inteligência artificial e brilha na intensidade da música que está sendo tocada. Imagine a sensação de ver milhares de pessoas iluminadas pela mesma cor e ritmo!

Outro momento marcante é quando o vocalista Chris Martin convida o público a cantar junto com ele os grandes sucessos da banda, como "Yellow", "Fix You" e "Viva La Vida". É impossível não se emocionar com tanta energia e harmonia!

Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a minha aula ao vivo?

Bem, eu não estou sugerindo que você leve pulseiras luminosas para sua sala virtual ou que aprenda a cantar como o Chris Martin. Mas eu quero mostrar que existem algumas estratégias usadas pelo Coldplay que podem fazer parte da sua didática online.
Neste post, você vai conhecer três dessas estratégias e como aplicá-las na sua próxima aula ao vivo. Vamos lá?




 



Gostou destas estratégias? Ainda tem mais!
Uma das formas de criar momentos de interação e participação ativa dos alunos é fazer perguntas abertas e provocativas ao longo da aula. Por exemplo, você pode perguntar:

  • O que vocês acham dessa ideia? 
  • Como vocês aplicariam esse conceito na prática?
  • Quais são os desafios ou dificuldades que vocês enfrentam nesse tema?

Essas perguntas estimulam os alunos a refletirem sobre o conteúdo e a compartilharem suas opiniões, experiências e dúvidas. Você pode usar ferramentas como o chat, o microfone ou as reações para coletar as respostas dos alunos e dar feedback.

Outra forma de criar momentos de interação e participação ativa dos alunos é propor atividades colaborativas em grupos ou duplas. Por exemplo, você pode pedir para os alunos:

  • Resolverem um problema ou um caso prático juntos;
  • Criarem um produto ou um projeto juntos;
  • Debaterem um tema polêmico ou controverso juntos.

Essas atividades incentivam os alunos a cooperarem entre si, a trocarem ideias e informações, a desenvolverem habilidades sociais e a se engajarem mais com o conteúdo. Você pode usar ferramentas como as salas de Breakout do Google Meet, os documentos compartilhados ou as enquetes para organizar e acompanhar as atividades dos alunos.

Gostou deste post? Compartilhe com seus colegas e até o próximo post!

Marjorie Nunes

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