E se a tua aula fosse inspirada no show do Coldplay?
Vocês sabem o que é preciso para tornar uma aula ao vivo inesquecível? Não se trata apenas de transmitir conteúdo e responder dúvidas, mas de criar uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa para os alunos.
E quem melhor do que o Coldplay para nos inspirar nessa missão?
Sim, você leu certo. O Coldplay, a banda britânica de rock alternativo que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo com suas músicas emocionantes e seus shows espetaculares.
A banda, fundada em 1996 por Chris Martin e Jonny Buckland, está em turnê pelo Brasil desde o dia 10 de março e já fez seis shows no estádio do Morumbi, em São Paulo. Eles ainda vão se apresentar em Curitiba nos dias 21 e 22 de março e no Rio de Janeiro nos dias 25, 26 e 28 de março.
Se você teve a oportunidade de assistir a algum desses shows ou ao show que eles fizeram no Rock in Rio em setembro do ano passado, sabe do que eu estou falando. O Coldplay sabe como engajar seu público com uma combinação perfeita de música, luzes, cores e interação.
Outro momento marcante é quando o vocalista Chris Martin convida o público a cantar junto com ele os grandes sucessos da banda, como "Yellow", "Fix You" e "Viva La Vida". É impossível não se emocionar com tanta energia e harmonia!
Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a minha aula ao vivo?
Neste post, você vai conhecer três dessas estratégias e como aplicá-las na sua próxima aula ao vivo. Vamos lá?
Uma das formas de criar momentos de interação e participação ativa dos alunos é fazer perguntas abertas e provocativas ao longo da aula. Por exemplo, você pode perguntar:
- O que vocês acham dessa ideia?
- Como vocês aplicariam esse conceito na prática?
- Quais são os desafios ou dificuldades que vocês enfrentam nesse tema?
Essas perguntas estimulam os alunos a refletirem sobre o conteúdo e a compartilharem suas opiniões, experiências e dúvidas. Você pode usar ferramentas como o chat, o microfone ou as reações para coletar as respostas dos alunos e dar feedback.
Outra forma de criar momentos de interação e participação ativa dos alunos é propor atividades colaborativas em grupos ou duplas. Por exemplo, você pode pedir para os alunos:
- Resolverem um problema ou um caso prático juntos;
- Criarem um produto ou um projeto juntos;
- Debaterem um tema polêmico ou controverso juntos.
Essas atividades incentivam os alunos a cooperarem entre si, a trocarem ideias e informações, a desenvolverem habilidades sociais e a se engajarem mais com o conteúdo. Você pode usar ferramentas como as salas de Breakout do Google Meet, os documentos compartilhados ou as enquetes para organizar e acompanhar as atividades dos alunos.
Gostou deste post? Compartilhe com seus colegas e até o próximo post!
Marjorie Nunes
__________________________
Conheça nossas redes sociais: ☑ Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos e-mails com dicas e materiais: https://forms.gle/cHQr9LCp3AEx2pPbA ☑ Site: http://conversasnarede.br/ ☑ Instagram: https://www.instagram.com/falamarjori... ☑ Blog: http://conversasnarede.blogspot.com.br/ ☑ Pinterest: https://br.pinterest.com/marjorieknunes/
Comentários
Postar um comentário
Olá! Participe deste blog! Deixe seu comentário, sugestão, elogio ou critica! Ficarei muito feliz em receber seu comentário.